A proposta visa oferecer capacitação para a equipe de profissionais do IMEB e demais interessados, na área de ressonância magnética funcional. Para esta capacitação serão utilizadas aulas presenciais em formato de "workshop" totalizando 30 horas-aulas. A programação do curso prevê a realização de dez encontros, uma vez por semana às terças-feiras, no período de 14h às 17h, a partir de março de 2020.
O Instituto de Educação Superior IMEB-IES em parceria com a GE Healthcare estarão realizando o Curso de Atualização em Densitometria Óssea.
Público Alvo:
Técnicos graduados em radiologia, Tecnólogos graduados em radiologia, graduandos do último ano de tecnologia em radiologia e biomédicos em radiologia.
Carga Horária:
5 horas
O diagnóstico por imagem é uma especialidade que utiliza as tecnologias de imagem para a realização da prevenção e/ou detecção das patologias, contribuindo assim, para o diagnóstico médico.
As tecnologias mais utilizadas no Brasil são: Cintilografia, Tomografia por Emissão de Pósitrons, Tomografia por Emissão de Fóton Único, Radiografia, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Radiologia Intervencionista, Densitometria Óssea, Angiografia e Mamografia.
A detecção precoce e precisa das patologias é uma das mais importantes ferramentas da área de Saúde para o tratamento das doenças. Neste contexto, a modalidade de Ressonância Magnética, tem lugar de destaque, pois possibilita a geração de imagens anatômicas e funcionais. O emprego desta tecnologia é cada vez mais frequente, tornando-se imprescindível a participação de profissional especializado.
A Ressonância Magnética é a área de maior desenvolvimento tecnológico no diagnóstico por imagens, utilizando pulsos de radiofrequência e campos magnéticos para a geração de imagens.
A escolha correta dos protocolos de aquisição e a sequência de pulsos, para a criação de imagens, tem impacto essencial no diagnóstico em Ressonância Magnética. Nesta técnica de diagnóstico, exige-se do profissional um perfil de competências baseado em conhecimentos complexos de física, anatomia seccional e de processamento digital de imagem.
A implantação de um programa de extensão em Fundamentos de Ressonância Magnética justifica-se com o crescimento da demanda dos Serviços de Diagnóstico por Imagens, visto que a formação adequada desse profissional faz-se necessária para melhorar as competências específicas na operacionalização dos equipamentos de ressonância magnética, otimizando os recursos tecnológicos disponíveis e diminuindo o risco de diagnósticos/procedimentos errôneos que, em diversas situações, limitam o médico para a execução de procedimentos técnicos.
Com a finalidade de disponibilizar no mercado de trabalho um Profissional Especialista, dotado de competências e habilidades necessárias à manipulação e processamento de imagens radiológicas e capazes de acompanhar o avanço tecnológico da área, a Coordenação de Pós-Graduação e Extensão do Instituto de Educação Superior do IMEB (IMEB-IES), propõe este curso livre em FUNDAMENTOS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA em parceria com a GE HEALTHCARE EDUCATION, a ser oferecido para profissionais técnicos e de nível superior graduados e pós graduados, de forma a complementar sua formação. Ele se reveste de interesse social ao pretender a formação de profissionais competentes para o exercício de uma função claramente definida no contexto de assistência à saúde, e numericamente insuficiente para atender a demanda do mercado atual.